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A alimentação durante o aleitamento: qual a melhor escolha?

A pergunta mais frequente nessa fase talvez seja “qual dieta devo seguir para amamentar?”, quando, na verdade, deveríamos pensar “o que da minha dieta devo alterar?”.

 

 

 

Quando a mulher descobre que está grávida, geralmente, já se inicia o processo de repensar os hábitos, e dentro deles, os alimentares. Portanto, quando o bebê nasce, a mãe já esteve cuidando de si mesma para que o bebê nascesse saudável. Mas e depois do parto? A mudança continua?

 

O mito da “melhor dieta”

A princípio, não existe uma dieta em especial que seja padrão para a mãe seguir. Até porque existem mães vegetarianas e veganas, que precisariam de uma segunda alternativa de cardápio. O que acontece é que alguns alimentos não devem ser consumidos em excesso, ou se quer ser consumidos. Enquanto outros são altamente recomendados trazendo benefícios para a vida da mãe e do bebê durante a amamentação.

 

Cada caso é um caso

Certamente, já ouvimos essa frase inúmeras vezes, mas realmente, cada caso é um caso. Tudo sempre depende da mãe e seu filho. Se houver suspeita de alergia alimentar no bebê, em aleitamento materno exclusivo, é necessário redobrar a atenção para conseguir um bom diagnóstico, e então, pensar em uma dieta hipoalergênica, por exemplo.

Já as mães vegetarianas ou veganas devem se certificar de que estão ingerindo vitaminas e minerais suficientes para si mesmas e para o bebê, incluindo refeições e lanches saudáveis em sua alimentação.

 

Dicas de alimentação

A fase de aleitamento não exige que tenha uma dieta muito restritiva, afinal, isso pode comprometer a produção e a quantidade de leite, prejudicando a nutrição do bebê. Para que se produza uma boa quantidade de leite, é preciso uma alimentação balanceada de, aproximadamente, 2.500 calorias por dia, com ingestão de bastante água, de sucos (sem ou com pouco açúcar), e momentos de descanso.

 

Algumas recomendações

É importante lembrar que alguns remédios, fumo e bebidas alcoólicas são totalmente contra indicados, pois as substâncias tóxicas contidas neles podem ser transferidas para o leite materno. Por isso também que a amamentação não é indicada no caso de mães dependentes químicas.

No mais, o importante é prestar atenção se o bebê é alérgico a algum alimento que a mãe esteja ingerindo, manter uma dieta balanceada e saudável, e por que não marcar uma consulta em um bom nutricionista? Dessa forma, o médico poderá te acompanhar durante toda essa fase, com orientações específicas e monitoramento.

 

E lembre-se sempre: a melhor dieta é aquela que faz bem para a mãe e para o bebê!

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